sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Pense como as crianças - conclusão


Tenha em mente o ambiente da criança


A fim de pensar como criança, você precisa também descobrir o ambiente em que cada uma vive e determinar como ele afeta as percepeções dela. Ela está crescendo na cidade ou no campo? quais os antecedentes étnicos ou culturais? Qual o seu nível de estudo? As experiências cumulativas de cada criança influenciam sua compreensão do que você está dizendo.

Não esqueça também o grau de exposição da criança à Palavra de Deus. Oque ela sabe sobre a Bíblia? Ela pertence a um lar cristão onde a leitura bíblica faz parte da vida diária, ou a uma família que não faz parte da igreja e nem sequer possui uma Bíblia? Há quanto tempo ela frequenta uma escola dominical, igreja, ou a classe de Boas Novas? Ela tem Bíblia? Lê a mesma regularmente? a criança familiarizada com a Palavra de Deus terá muito mais facilidade de compreensão do que a que não teve contato com a Bíblia. Procure saber os possíveis níveis de exposição enquanto ensina.

Confie então no Espírito Santo para honrar os seus esforços e usar você para ensinar as verdades maravilhosas de Deus às crianças.

Texto extraído da Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - pág. 1372.
Foto tirada em Primavera do Leste em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário