Cadastre seu E-mail...

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Escola Bíblica de Feriado

A 7ª ESCOLA BÍBLICA DE FERIADO, foi realizado no dia 11 e 12/10/2013, na Chácara Portal da Fé, localizada na Rua: Rio Grande do Sul com Republica do Brasil S/Nº, com início às 8:00, e término às 17:00.
Tema O BOM PASTOR, NELE PERMANECEI
Ficamos felizes com a presença dos irmãos e crianças, Agradecemos, na Graça e Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo por mais essa alegria que Ele nos proporcionou de trabalhar com esses pequeninos. Estiveram presente no primeiro dia 62 crianças, de Ladário, Nova Corumba e Chácara Portal da Fe.
Todos os anos no segundo dia da EBF perdemos 40% de nossas crianças, elas são atraídas pelos presentes e festas que o poder publico realiza neste dia. 
Equipe de trabalho verificando pressão, batimento cardíaco. Tudo bem.
O que é um pastor?
O pastor é quem pastoreia, cuida do rebanho, o responsável pelas ovelhas. E é isto que a Bíblia quer passar com a função de pastor, em todas as suas figuras, tanto no Novo como no Velho Testamento.
Jesus Cristo – O Bom Pastor
Cuida (alimenta, cuida dos ferimentos, mostra o caminho para casa, )Protege
"Eu sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas" (Mt 5:13 a)

PASTOR – VARA e CAJADO
Para corrigir e acudir a ovelha o pastor dispõe de dois instrumentos:  A VARA E O CAJADO.
A vara é comprida e a ponta dela parece um ponto de interrogação, um gancho. Com a vara o pastor laça a ovelha pelo pescoço porque por ter muita lã esta constantemente se enroscando em espinheiros.
O CAJADO muitas vezes e usado para evitar que a ovelha vá aonde não lhe é permitido. Quando a ovelha vai desgarrando ou quando se mete na briga com outra velha, o pastor joga o cajado para assustar a ovelha mas por vezes ele tem de acertá-la. Assim ela assusta e  para de fazer coisa errada.
Crianças louvando e orando ao Senhor.
 Sala de aula
 JESUS CRISTO O BOM PASTOR - NELE   PERMANECEI – João 15.1-8
Sugestão
Antes de contar a história, mostrar à turma um cartaz com o desenho de uma videira. Nem toda criança saberá que se trata de um pé de uva! Mostrar como a videira possui muitos ramos e são esses ramos que dão os frutos. Mas todos eles ficam unidos à haste principal – uma espécie de tronco – que sustenta e transmite a força e a vida a todos os galhos. Olhando o desenho, as crianças hão de entender melhor o texto bíblico. Se possível pode-se levar para o encontro folhas ou galhos de videira e cachos de uva.
Viver como galhos unidos ao tronco:
    A comparação que Jesus faz é clara e simples. Precisamos viver unidos a Ele, como os galhos de uma árvore vivem unidos ao tronco.
    É o tronco da árvore que sustenta os ramos. Os ramos não podem viver sozinhos. Se separados do tronco, eles secam e morrem. Essa comparação mostra a importância da nossa união a Cristo. Nossa força vem dele, como a seiva que dá vida aos galhos de uma árvore chega a eles pelo tronco. A força que nos sustenta, a alegria que nos conforta, o dom de Deus que nos torna completos – tudo isso vem a nós por meio de Jesus Cristo. Então, a pessoa que não se une a Jesus acaba perdendo todas essas coisas e se tornando como um ramo seco que não dá frutos, nem folhas, nem sombra. Nós somos pessoas frágeis., somos ovelhas. Dependemos de Deus. E quem traz a força de Deus até nós é Jesus Cristo – o tronco ao qual nos unimos.
Sem mim nada podeis fazer
Jesus deixa bem claro que sem Ele a gente não consegue fazer nada, como os galhos não valem nada sem o tronco da árvore. Poderíamos dizer, talvez, que sem a força de Jesus fazemos, sim, muitas coisas extravagantes e más, que causam tristeza e prejudicam a vida. É para fazer o bem que precisamos da força de Jesus. Sem Ele, as pessoas acabam fazendo o mal. 
 Aula de Transito
Almoço
 Irmã Ilza cuidando os enfermos
Esses são os novos frutos da EBF, da esquerda para direita, Paulo Henrique (12 anos), Fabricio da Silva Arruda (13), Ismael Zolabarrrieto da Silva (10), Mayara dos Santos (10), Jociara Evencia Rodrigues (8) 
Para dar fruto tem que estar ligado
Mostre a criança com o cartaz do galho com fruto). Veja! O galho que está ligado na videira (árvore). Ele tem fruto! Isso também acontece com as pessoas que tem Jesus nas suas vidas. Elas dão fruto!
Como podemos dar fruto?
Nós damos frutos quando falamos de Jesus a outras pessoas e essas pessoas recebem Jesus nas suas vidas. Quando ganhamos alguém para Jesus, nós estamos dando fruto!

Mas, olhem! (mostre o cartaz do galho sem fruto) Jesus também disse que tinha outro tipo de galho, aquele que não dá fruto. Porque esse galho (mostre o cartaz com fruto) dá fruto e esse outro (cartaz sem fruto) não tem fruto? Porque um está ligado na videira (árvore) e o outro não esta ligado! Então, qual é o segredo para dar fruto? Estar ligado?
O que significa estar ligado?
Jesus disse que é permanecer nEle. Permanecer ligado é: obedecer à Palavra de Deus! Algumas pessoas aceitam Jesus na sua vida e recebem a vida de Deus. Mas mesmo assim, elas escolhem desobedecer a Deus e por isso fazem muitas coisas erradas, que não agradam a Deus. Por exemplo: não perdoar o irmão, isso é obedecer ou não? Não! Quando alguém não obedece ao que Jesus falou e que está escrito na Bíblia, é como esse galho que não está ligado.
“Como o Pai me amou, também eu vos amei a vos, permanecei no meu amor”
São João 15:9 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. foi uma benção a EBF com tanto esforço deu tudo certo, Graças ao nosso Deus.

    maria eduarda

    ResponderExcluir
  4. O trabalho do Senhor prospera na Chácara Portal da Fé. Mais uma EBF realizada, mais uma vez a Palavra de Deus foi compartilhada para glória do Senhor.A fé e a benção de Deus permitiu mais um trabalho realizado. O amor de Deus realmente nos constrange, quando vemos a obra do Senhor em cada criança, em cada adulto. A palavra de Deus foi anunciada, foi trabalhada em cada coração, e a vida prossegue, e há muito trabalho ainda por fazer. Que o Senhor nos dê coração disposto, coração voluntário para sermos usados como instrumentos em Suas mãos. Parabéns a toda equipe. Parabéns ao Pastor Edmir e sua esposa pelo trabalho realizado. Que o Senhor os abençoe e capacite cada vez mais.

    ResponderExcluir
  5. estava lindo mesmo, uma pena de eu não ter participado este ano , que saudade dessas crianças que eu amo tanto, a chácara portal da fé é mesmo um lugar abençoado por Deus, o pastor edmir e os demais irmãos esão de parabéns, que nós possamos estar sempre dispostos a ajudar na obra do Senhor.
    josefa lima de oliveira

    ResponderExcluir