Cadastre seu E-mail...

quarta-feira, 23 de abril de 2014

III RETIRO DE ADOLESCENTES - PORTAL DA FÉ

LEVANDO A VIDA CRISTÃ A SÉRIO – Ec 12.1, 13,14
Através desta temática podemos compartilhar com os adolescentes o que não é ser sério? O que é seriedade? Quais as características de uma pessoa que leva a vida com seriedade?

Pois Deus é: Onipotente – Pode tudo (Gn 1,1; Jo 40.2; 42.2; Is 40. 12-15); Onipresente – não se limita ao espaço, está em todos o lugares (Gn 28.15; Dt 4.39; Sal 139. 7-12); Onisciente – Sabe tudo (Gn 18. 17,18; Is 29.15; Hb 4.13); Presciente – Sabe tudo de antemão (Sal 139. 1-6).
Por todos esses atributos e muito mais, Deus precisa ser levado a sério. 
Estiveram presentes no retiro 21 adolescentes, sendo 3 da Bolívia, 4 Duque de Caxias, 6 Portal da Fé e 8 Nova Corumbá. As aulas foram ministradas pelos irmãos Wilson Gonçalves (diácono), Matias e Juciane (Frei mariano). O Senhor supriu todas as necessidades, foi uma alegria para nós os adultos podermos ver os nossos adolescentes aprendendo a levar a vida cristã a sério.
 I.      PESSOAS QUE NÃO LEVARAM A VIDA CRISTÃ A SÉRIO.
1.     Esaú (Gen. 25. 24-26, 29-34). Atribuiu pouco valor nas bênçãos de Deus e as promessas do concerto. Trocou as bênçãos eternas e duradouras por prazeres momentâneos, mesmo que fosse um momento de fome (Gn 26.1). Esaú esqueceu as bênçãos da primogenitura. A sua benção foi dada a seu irmão menor, e, mesmo tendo buscado com lágrimas não mais encontrou (Gn 27. 32-39). (Hb 12. 12-17).
Pelo que nós podemos trocar as bênçãos de Deus hoje? Coisas inconvenientes na internet, más companhias, vícios etc..
2.     Sansão (Jz 13.3-5). Sansão era filho da promessa de Deus para Manoá e sua esposa. Era nazireu de Deus (Nm 6.1-8), pois foi escolhido desde o ventre da mãe para ser exemplo de santidade e força para o povo de Israel. Sansão desprezou o voto do nazireado: 1º) Casando-se com mulher que não era da linhagem de Israel (Jz 14.1,2); 2º) Entrando a uma mulher prostituta (Jz 16. 1) 3º) Brincando com o pecado (Jz 16. 6-14); 4º) Revelando o segredo de Deus (Jz 16. 16-19). Seu fim foi: 1º) O Senhor se retirou dele (Jz 16.20); 2º) Os Filisteus lhe arrancaram os olhos (Jz 16.21a); 3º) Amarraram com cadeias de bronze, fazendo dele um escravo (Jz 16.21. b, c); 4º) Morreu em meio a destroços do templo de dagon, juntamente com milhares de inimigos do povo de Israel (Jz 16. 29,30). Sansão também não levou a sério os ensinamentos recebido dos seus pais nem a sua consagração a Deus, desprezou o pacto que Deus tinha com ele, se arrependeu tarde, desperdiçou os melhores anos da sua vida brincando com a vida cristã.
3.     Judas Iscariotes (Mt 10. 1-4). Judas foi chamado assim tal quais os outros onze. Recebeu a mesma oportunidade (Jo 18. 2). Ouviu as mesmas palavras. Aprendeu com o mesmo Mestre. Foi enviado como os demais. Porém, mesmo servindo a Jesus e vivendo com o Mestre por excelência, a Bíblia diz que ele era ladrão (Jo 12.6). Era amante do dinheiro, e por isso mesmo traiu Jesus, vendendo-o por trinta moedas de prata (Mt 26.14-16). Seu fim foi: 1º) Com remorso foi devolver as moedas (de que adiantou o dinheiro?); 2º) Foi enforcar-se, porém a corda arrebentou e ele se arrebentou pelo meio (Mt 27. 5; At 1.18). 
II.    PESSOAS QUE LEVARAM DEUS A SÉRIO

1.        Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (Dn3. 12-18). Esses jovens decidiram não adorar aos ídolos de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Decidiram adorar somente o Senhor Deus Jeová. Decidiram levar Deus a sério. Esses jovens tem um curriculo de fidelidade, compromisso com Deus tempos atrás eles decidiram não se contaminar com as comidas do rei, que eram oferecida a ídolos, e alguma eram proibida para o povo de Deus.  Desde a uventude eles tinham tomado a decisão de levar a vida cristã a sério e qual a recompensa desses jovens? 1º)  Deus não os deixou sozinhos (Dn 3. 23-25); 2º) O mal que é lançado contra eles ficou sem efeito (27 e 28); 3º) Deus transformou a maldade dos ímpios em honra para os justos (30).
2.        Ana, em I Samuel, 1: 8 – 16, quando Ana esta angustiada pelo fato que era estéril, e sonhava ter um filho, então fez um voto com o Senhor e foi atendida, depois cumpriu o seu voto e foi abençoada com mais 3 filho e duas filhas, por levar a sério a palavra de Deus, sendo que Samuel se tornou ainda um dos Sacerdote mais importante nos relatos bíblicos, ungindo vários reis, entre eles o Rei Davi.
3.        João Batista, que também ´por sua vez, levou a sério a via Cristã, quando foi concebido, Lucas 1: 57 – 66, seu pai Zacarias profetizou em seu cântico em Lucas 1: 67 – 80, que iria pelo deserto abrindo caminho para que o Senhor Jesus pudesse passar, em cumprimento a profecia citada em Isaias. Sendo cumprido em Mateus 3: 1 – 12, levando a vida Cristã a sério. 
O que nos impede de levarmos Deus a Sério:Você deve conhecer os inimigos
      1- A NOSSA VELHA NATUREZA – Vai conviver com a nova natureza e é uma luta constante, mas devemos faze-la morrer quando atrapalhar  a nossa vida cristã. 
       2- SATANÁS E SEUS ALIADOS. Este adversário joga sujo o tempo todo e você deve estar sempre atento.
       3- O SISTEMA MUNDANO.       O bom Soldado deve conhecer seus inimigos para poder enfrenta-los , usando estratégia de combate.
Soldados de Cristo distribuindo folhetos
Teatro Soldados de Cristo

Um comentário:

  1. Parabéns a Equipe do Portal da Fé por esta atividade com os Adolescentes. Pelos lindos Estudos ministrados e a prática na distribuição de folhetos. Eu imagino a apresentação com os escudos da Fé deve ter sido linda! - isa2

    ResponderExcluir